Os Est. Manuel Silva Torrado & CA (Irmãos), S.A. são uma empresa centenária de referência no sector oleícola em Portugal. A empresa comercializa três marcas distintas de Azeite: Saloio, Santa Maria e Triunfo.
A produção do Azeite comercializado pela EMST está a cargo da empresa – SICA (Sociedade Industrial e Comercial de Azeites). A SICA tem as suas instalações produtivas e de embalamento em Serpa e Estremoz. Ambos os lagares de produção estão inseridos em zonas estrategicamente fortes, pois, são as duas regiões com maior área de olival em Portugal e onde é produzido aproximadamente 60% do Azeite Português – Alto e Baixo Alentejo. Com este posicionamento geográfico, os EMST conseguem assegurar anualmente uma grande quantidade e qualidade de Azeite autenticamente português daquela que é a zona oleícola de excelência no panorama nacional.
Primeiro logotipo da marca Saloio, 1925
Primeiro logotipo da marca Saloio, 1925
História da Empresa
Em 1911 constituía em conjunto com os seus irmãos a empresa Manuel da Silva Torrado & Cª. (Irmãos), Lda, empresa que em 14 de Fevereiro de 1946 se tornaria numa sociedade anónima com a atual denominação.
Conhecedor da extraordinária qualidade e finura dos azeites da sua região, Manuel da Silva Torrado decidiu levar a Lisboa essa preciosidade. Foi um êxito! Esta sua vitória criou obrigações e à medida que o mercado crescia, mais se imponha uma rigorosa seleção dos olivais da região para que o azeite fosse sempre o melhor.
Houve a necessidade de procurar não só um azeite de grande qualidade como também uma embalagem que assegurasse que o azeite chegasse ao consumidor com a totalidade das suas virtudes e atributos. Desta forma, criou-se a embalagem de lata que permite a conservação e proteção de todas as características do azeite.
Foi assim que surgiram as marcas: Saloio numa primeira fase, e Santa Maria posteriormente. A marca Saloio nasce da representação de uma povo, que à semelhança de Manuel da Silva Torrado, levavam até Lisboa os melhores produtos agrícolas da região circundante da capital para sua comercialização.
Depois de se criar a embalagem e as novas marcas, houve a necessidade de as divulgar e promover junto de novos mercados. Essa tarefa foi desempenhada pelos emigrantes Portugueses que levavam o nosso azeite para os seus países de destino. Tal divulgação fez o azeite Saloio um dos azeites mais conhecidos e mais consumidos onde há comunidades Portuguesas em todo o Mundo, tornando-se um símbolo Português.
A marca Saloio foi registada durante o ano de 1925, enquanto a marca Santa Maria conheceu o seu registo em 1927.
A atividade principal da empresa desde o início foi o comércio de Azeite, sendo atualmente uma das empresas com maior implantação nos mercados externos, nomeadamente no Canadá, Estados Unidos e Brasil, onde detêm uma significativa quota de mercado. A par da atividade principal, a empresa desenvolveu outras atividades, tais como: descasque de arroz e comercialização de conservas.
Em 1997 devido a uma reestruturação da empresa e do seu quadro de accionistas, que constou na permuta de participações, resultou o quadro de acionistas actuais: Rui Norte dos Santos com 33,33%, Fernando Marques com 33,33% e a empresa InvesLopes, S.A., com os restantes 33,34%. São também estes os sócios da Sociedade Industrial e Comercial de Azeites – SICA.