Os Est. Manuel Silva Torrado & CA (Irmãos), S.A. são uma empresa centenária de referência no sector oleícola em Portugal. A empresa comercializa três marcas distintas de Azeite: Saloio, Santa Maria e Triunfo.

Embora se possa encontrar as três marcas em qualquer ponto do mundo, é a marca Saloio que tem maior notoriedade a nível internacional.

A produção do Azeite comercializado pela EMST está a cargo de uma empresa do mesmo grupo – SICA (Sociedade Industrial e Comercial de Azeites). A SICA tem as suas instalações produtivas e de embalamento em Serpa e Estremoz. Ambos os lagares de produção estão inseridos em zonas estrategicamente fortes, pois, são as duas regiões com maior área de olival em Portugal e onde é produzido aproximadamente 60% do Azeite Português – Alto e Baixo Alentejo. Com este posicionamento geográfico, os EMST conseguem assegurar anualmente uma grande quantidade e qualidade de Azeite autenticamente português daquela que é a zona oleícola de excelência no panorama nacional.

Primeiro logotipo da marca Saloio, 1925

Primeiro logotipo da marca Saloio, 1925

História da Empresa

A empresa Est. Manuel da Silva Torrado & Cª. (Irmãos), S.A., nasceu em Monforte, Castelo Branco, no ano de 1878, fundada por Manuel da Silva Torrado quando este tinha apenas 20 anos, sendo que a sua atividade começou em Lisboa no papel de Comerciante.

Em 1911 constituía em conjunto com os seus irmãos a empresa Manuel da Silva Torrado & Cª. (Irmãos), Lda, empresa que em 14 de Fevereiro de 1946 se tornaria numa sociedade anónima com a atual denominação.

Conhecedor da extraordinária qualidade e finura dos azeites da sua região, Manuel da Silva Torrado decidiu levar a Lisboa essa preciosidade. Foi um êxito! Esta sua vitória criou obrigações e à medida que o mercado crescia, mais se imponha uma rigorosa seleção dos olivais da região para que o azeite fosse sempre o melhor.

Houve a necessidade de procurar não só um azeite de grande qualidade como também uma embalagem que assegurasse que o azeite chegasse ao consumidor com a totalidade das suas virtudes e atributos. Desta forma, criou-se a embalagem de lata que permite a conservação e proteção de todas as características do azeite.

Foi assim que surgiram as marcas: Saloio numa primeira fase, e Santa Maria posteriormente. A marca Saloio nasce da representação de uma povo, que à semelhança de Manuel da Silva Torrado, levavam até Lisboa os melhores produtos agrícolas da região circundante da capital para sua comercialização.

Depois de se criar a embalagem e as novas marcas, houve a necessidade de as divulgar e promover junto de novos mercados. Essa tarefa foi desempenhada pelos emigrantes Portugueses que levavam o nosso azeite para os seus países de destino. Tal divulgação fez o azeite Saloio um dos azeites mais conhecidos e mais consumidos onde há comunidades Portuguesas em todo o Mundo, tornando-se um símbolo Português.

Toda esta atividade de produção e comercialização de azeites resulta de uma herança familiar que une os três accionistas, e que deriva num trabalho de enorme paixão, dedicação e compromisso na produção dos melhores azeites do nosso país.

A marca Saloio foi registada durante o ano de 1925, enquanto a marca Santa Maria conheceu o seu registo em 1927.

A atividade principal da empresa desde o início foi o comércio de Azeite, sendo atualmente uma das empresas com maior implantação nos mercados externos, nomeadamente no Canadá, Estados Unidos e Brasil, onde detêm uma significativa quota de mercado. A par da atividade principal, a empresa desenvolveu outras atividades, tais como: descasque de arroz e comercialização de conservas.

Em 1997 devido a uma reestruturação da empresa e do seu quadro de accionistas, que constou na permuta de participações, resultou o quadro de acionistas actuais: Rui Norte dos Santos com 33,33%, Fernando Marques com 33,33% e a empresa InvesLopes, S.A., com os restantes 33,34%. São também estes os sócios da Sociedade Industrial e Comercial de Azeites – SICA.

Est. Manuel Silva Torrado & Ca. (Irmãos), S.A.

Share This